Essa é uma interrogação ou uma exclamação? Um medo ou um alívio?

Bom, o desejo é real para muitos bispos e padres da região Amazônica, mas também é um DESESPERO para os que sabem que o CELIBATO dos padres é um dom para a Igreja e para a humanidade.

Mas temos que entender uma coisa: essa história voltou à tona nos noticiários brasileiros por conta do Sínodo da Amazônia que vai rolar. Mais propriamente falando, o “Instrumento de Trabalho” ou Instrumentum Laboris é o texto preparatório de todos os sínodos, assim como houve no das Famílias e no da Juventude (que contemplou também a dimensão do discernimento vocacional).

Esse documento preparatório traz SUGESTÕES de quem vive a realidade que será analisada e debatida no encontro dos bispos. Nesse caso, o Instrumentum Laboris foi escrito por bispos, padres e especialistas da região do Amazonas.

Você pode ler esse documento, clicando aqui!

A sugestão de ordenar homens mais velhos, casados e que tenham boa índole e sejam fiéis à doutrina, veio para conter o crescimento das Igrejas Protestantes que estão em advento na região, além de aproximar o fiéis da eucaristia, visto que a falta de padres faz com que os católicos da região não tenham a Santa Missa regularmente.

Mas também há a herética sugestão da ordenação de diaconisas e sacerdotisas, o que o Papa Francisco já disse que não acontecerá.

Esse tipo de ordenação chama-se “Viri Probati” e já é uma realidade, mas não coloca fim ao problema do clero.

Mas será mesmo que isso é necessário? Congregações e Novas Comunidades não seriam capazes de suprir essa necessidade da Igreja local? É preciso, antes de medidas drásticas e que beiram à heresia, mensurar a necessidade e as possibilidade de resolução com o que já existe.

Inscreva-se lá no canal do Geração Eleita e assista o vídeo em que falo sobre isso e sobre o testemunho de quem, nessa região, coloca-se à disposição e muda a realidade de um povo.

Tamu Junto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: