Nesses dias dedicados a São José, justíssimo pai terreno de Jesus e castíssimo esposo da Virgem Maria, podemos pedir essa graça ao Senhor: a de voltarmos a sonhar!

Eita coisa difícil! Não estou falando apenas dos sonhos que temos ao dormir… mas daqueles que temos quando almejamos algo, quando olhamos pro futuro com o coração confiante no Deus que tudo pode.
Dizem por aí que os jovens sonham demais e até que viajamos em nossos sonhos, não é verdade?
“Ah! Eu sonho estudar fora! Ah! Eu quero ter um carrão! Ah! Eu quero ter minha própria empresa e não ser mandado por ninguém!”
São sonhos normais de quem está começando a vida pública, né não? Eu mesmo já sonhei esses “sonhos”.
Mas hoje em dia, com tanta preocupação, com tantos problemas, com tanta corrupção e pecado, temos esquecido de sonhar, de planejar e o pior, de OUVIR OS SONHOS QUE ESTÃO NO CORAÇÃO DE DEUS.
SIM! Ele tem muitos sonhos para nós. Muitos mesmo. O primeiro e que é pra todos é o da SANTIDADE. Deus sonha com o dia que voltaremos ao convívio dos eleitos, ao Seu convívio. E quem, em sã consciência, também não sonha com esse dia?
Volte a sonhar! Volte a acreditar! Deus tem muito! Aprendamos de São José!
Em sonho ele pôde ouvir a voz do Senhor que lhe revelava a Sua santa vontade através do anjo: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (cf. Mt 1, 20). A partir desse pedido, ele obedeceu e em tudo seguiu o querer de Deus.
Essa é uma grande dica de São José: OBEDECER! Não adianta sonhar, ouvir a Deus e não obedecer. Somos cabeças duras e não conseguimos aceitar muito rapidamente as coisas, as mudanças, mas vai por mim: obedecer é o que há!
É preciso conformarmos os nossos sonhos aos sonhos de Deus. Aí, sem dúvidas, na obediência ao querer de Deus, seremos extremamente felizes e não somente de forma passageira, quando acontece de comprarmos ou conquistarmos algo terreno, algo que passa facilmente.
Sonhar é bom. Mas obedecer é melhor ainda. Pois é justamente aí que o sonho deixa de ser só sonho e passa a ser REALIDADE.
O Papa Francisco, por ocasião da solenidade de São José em 2017, disse:
“Que aos jovens (São José) dê, porque ele era jovem, a capacidade de sonhar, de arriscar e assumir as tarefas difíceis que virão nos sonhos. E dê a todos nós a fidelidade que geralmente cresce num comportamento justo, e ele era justo, cresce no silêncio, poucas palavras, e cresce na ternura que é capaz de proteger as próprias fraquezas e as dos outros”.
Bora rezar com São José e pedir que ele tome conta dos nossos sonhos?
São José, nas vossas maiores aflições e tribulações o anjo não vos valeu? Valei-me, São José!
