Pra começar, você sabe o que é um celeiro?

Celeiro é uma espécie de construção onde são armazenados grãos, sementes, palha ou outras provisões para serem conservados até que sejam consumidos no momento oportuno ou necessário.

Em sentido figurado, quer dizer “fonte em que algo aparece abundantemente, região fértil”.

Neste contexto, faz total sentido afirmar que a família é um celeiro de vocações! Ela é essa “região fértil” onde as vocações abundam!

Lugar seguro

Trocando em miúdos: o chamado (vocação) vem de Deus, mas a família será o local onde este chamado deverá ser armazenado e protegido para que, quando de seu consumo, esteja apropriado para o uso.

Neste celeiro que é a família, somos responsáveis por torná-la um ambiente fértil com a prática da reflexão, estudo e apreço à Palavra de Deus; o respeito e reverência, desde os pequeninos, pela Santa Eucaristia e os Ritos Sagrados; o exercício do diálogo e do perdão constantes, bem como a prática das virtudes. Enfim, promovendo dia após dia uma autêntica vida cristã.

Vida como dom

São João Paulo II diz que “os pais servirão verdadeiramente a vida dos seus filhos, se os ajudarem a fazer da própria existência um dom, respeitando as suas escolhas maduras e promovendo com alegria cada vocação, mesmo a vocação religiosa e sacerdotal”.

O Papa Emérito Bento XVI afirmou que “a família é lugar privilegiado de educação humana e cristã e permanece para esta finalidade, a melhor aliada do ministério sacerdotal; ela é um dom precioso para a edificação da comunidade”.

Amor e estabilidade

Assim como um celeiro deve ser adequado para cada necessidade do conteúdo armazenado, com ventilação apropriada e também no cuidado com a forma e o tempo de estocagem, a família será o lugar propício para que a vocação não se perca nem se deteriore, despontando assim, as características marcantes de cada chamado.

Os pais, promovendo um ambiente de amor e estabilidade, cheio da presença de Deus e os filhos rendendo-se em obediência filial, reconhecendo a autoridade dos pais e honrando-os com sua própria conduta.

Como anda o teu celeiro? A nós, cabe mantê-lo limpo, arejado e cheio! 

Michele Lopes,
Filha de Deus, esposa do Gilberto, serva no Grupo de Oração Senhora da Paz, ministra de música e pregação da Palavra. Amiga da Geração Eleita!

PARTICIPE DO GRUPO DE ORAÇÃO SENHORA DA PAZ
Todo domingo às 18hs (com a Santa Missa) na Paróquia Nossa Senhora da Paz. Rua Vale das Flores, 32 – Jardim Santa Lucrécia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: