Neste tempo de pandemia e isolamento social, recebemos orientações sobre como preservar nossa saúde física e nossa saúde mental. Observar com cuidado essas duas dimensões do ser humano, que é um ser biopsicossocial, é de extrema importância nessa crise!

Para nós, cristãos, tão importante quanto, é nossa dimensão espiritual, de maneira especial neste tempo tão importante a nós, católicos: a quaresma! Tempo santo de oração, jejum e caridade em preparação a Semana Santa; momento ápice de nossa fé.

Somos templos!

Um vazio muito grande pode tomar conta de nós, cristãos, em razão do fechamento das igrejas. Mas, atenção: não foram as igrejas que fecharam, foram os templos. Nós somos a Igreja!

E o momento é muito oportuno para explorar e vivenciar a tão pouco visitada “igreja doméstica”, a primeira e mais importante na vida em comunidade. Santa Madre Teresa de Calcutá, quando questionada sobre o que fazer para salvar o mundo, nos responde: “Vá para casa e ame sua família”.

Ide e pregai!

De certo, sei o quanto é triste para nós ficar sem receber Jesus na Eucaristia. Mas pense na última vez que O recebeu e assuma o compromisso deixado a nós, igrejas vivas, sacrários ambulantes: “ide e pregai o Evangelho!”. Eis o grande desafio neste momento, perceber que não necessariamente é preciso sair de casa para cumprir esse compromisso. Que o “ide” anunciado por Jesus transcende os limites físicos.

Mas como ter uma “vida orante” no isolamento social? A própria pergunta já nos dá a resposta: rezar a vida!

Dicas para esse tempo

Faça uma reflexão em como você pode incluir essa proposta em sua rotina diária, pois é muito pessoal e não existe receita mágica. Aqui vão algumas sugestões:

1 – Mantenha a calma!

2 – Separe um tempo para rezar sozinho! Faça um “balanço” de como vão as coisas, converse com Jesus como se estivesse falando com seu melhor amigo, afinal de contas, Ele é.

3 – Crie momentos de oração com aqueles que estão em casa junto com você. Por que não rezar um terço em família ou mesmo um rápido Pai Nosso? Em meio ao caos, a Virgem de Fátima disse aos pastorinhos: “rezem o rosário todos os dias para alcançarem o fim da guerra!”

4 – O Papa Francisco traz uma rica sugestão: lave as mãos! E aproveite esse momento para rezar um Pai Nosso ou uma Ave Maria. Ofereça esse cuidado pessoal para pedir e receber o cuidado celestial.

5 – Cante! Santo Agostinho não dizia que “quem canta, reza duas vezes”? A música além de ajudar a relaxar, nos ajuda a rezar.

6 – Acompanhe a Santa Missa e momentos de oração pelos meios de comunicação. Faça sua comunhão espiritual e convide Jesus para entrar em sua casa. Aproveite também os meios de comunicação para rezar junto com as pessoas que estão longe.

7 – Por fim, mas não menos importante: peça inspiração ao Espírito Santo! O que posso aprender com determinada situação? Peça também força e coragem ao Santo Espírito que é água, mas também é fogo para nos purificar nas situações mais difíceis.

Ajuda-te e o céu te ajudará! Temos que confiar em Deus, e fazer a nossa parte. Rezar muito, mas isso não significa negligenciar os cuidados recomendados. O querido e agora “servo de Deus” Padre Léo nos dizia que “quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem!”.

Nos unamos em oração, roguemos aos Anjos e Santos que intercedam a Deus por nós e peçamos a maternal proteção de Maria Santíssima, para que passe a nossa frente com esta oração:

Oração à Virgem Maria contra epidemias

Arca Santa e Imaculada, tão Pura e Cheia de Graça, sede a nossa Salvação, neste perigo de desgraças. Eis a Mãe de Deus Humanado, que por nós expirou na Cruz. Que pedireis, ó Senhora, que Vos negue o Bom Jesus? Advogada Celeste, desta pobre humanidade, perdão, Senhora, alcançai-nos, da Divina Majestade. Dissipai a cruel peste, Poderosa Intercessora, como a cabeça esmagastes, da serpente enganadora. A natureza, Senhora, ao Vosso Filho obedece e o Vosso Filho que a rege, não resiste à Vossa prece. Amém!

Paz e Bênçãos,
Janaína Naspar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: