Em seu discurso inflamado no plenário da Cúpula da Ação Climática da ONU, Greta Thunberg falou, gritou, esbravejou e, segundo muitos, disse “umas verdades”, esfregando “a real” na cara do mundo todo. #SQN.

Não é muito bem assim, muito menos para nós, jovens cristãos católicos que lutamos não apenas para sermos esperança do amanhã, mas para fazermos a diferença aqui e agora.

Ainda na bancada, a jovem gritante berrou: “Você vem até nós, os jovens, em busca de esperança. Como ousam?”. E continuou: “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias”.

Eu não sei em quem a Greta tem colocado suas esperanças, mas definitivamente não é em Jesus!

A jovem sueca falou sobre meio ambiente, discursos, políticas públicas, dentre tantas coisas.

Mas é sério que qualquer um tem o poder de roubar os seus sonhos? É assim que você, jovem brasileiro, se sente? Vamos aos poucos!

Sentinelas da Manhã

São João Paulo II, o Papa da juventude

São João Paulo II, um dos papas que mais acreditou na juventude, certa vez disse, em uma das edições da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): “Jovens, vocês são as sentinelas da manhã, que anunciam a chegada do sol que é o próprio Cristo Ressuscitado”.

Aqui a Greta acertou! Não somos esperança, somos sentinelas, aqueles que anunciam a esperança que está chegando.

Somos, em especial, presença dessa esperança no mundo. A jovem ativista erra ao dizer sobre os sonhos roubados.

Assista a série “Sentinelas da Manhã” no canal Geração Eleita!

Se os sonhos dela não dependessem dos outros, mas de Jesus, certamente ela não perderia a esperança. Se o mundo não pode encontrar em nós a alegria do novo que virá, pra quê existimos?

Sonhos de Deus

O Papa São João Paulo II sempre apostou na juventude como presente e futuro da sociedade e da Igreja.

Parafraseando Santa Catarina de Sena, São João Paulo II disse: “Jovens, se fores aquilo que deveis ser, colocareis fogo no mundo”.

Pronto, aqui está a receita: ser aquilo para a qual fui criado, fazer a vontade de Deus, e assim, incendiar o mundo com um fogo de mudança, de radicalidade, de santidade, de céu!

Sobre a vontade de Deus, li algo que me marcou. Veja só:

“A alma que não adere exclusivamente à vontade de Deus, não encontrará nem satisfação, nem santificação nos mais diversos meios e nos diversos exercícios de que possa lançar mão, por mais excelentes que eles sejam” (O abandono à Providência Divina. Jean-Pierre de Caussade. Ed. Biblioteca Católica).

É preciso abdicarmos dos nossos sonhos (esses sim podem ser roubados por qualquer Zé Mané que passa por nossas vidas) para assumirmos os sonhos de Deus que sempre são maiores e melhores que os nossos.

Na vontade de Deus, como diz o padre Jean Pierre em sua obra, é fonte de toda satisfação e santificação. Fora da vontade de Deus não há prazer, alegria ou qualquer outra coisa que seja tão boa.

“Ativistas do Céu”

Beata Chiara Luce Badano

Diferente da adolescente Greta Thunberg que tem sua vida bastante questionável, outros jovens entregaram suas vidas não para colocarem em prática seus sonhos (esses, antes do conhecimento de Jesus até foram roubados), mas para que o mundo conhecesse o Senhor, Aquele que é maior que qualquer líder mundial.

Podemos citar aqui, por exemplo, aqueles que tiveram graves enfermidades e ainda assim, pensando na humanidade, ofereciam seus sofrimentos não apenas para o bem físico (sim, devemos lutar pela Criação, mas sempre pensando antes nas pessoas e não dando mais valor a animais e árvores do que aos seres humanos), mas pela conversão e salvação das almas.

Assim foi com a beata Chiara Luce Badano que ao saber de seu câncer disse: “Jesus, se Tu queres, eu quero”, buscando a conformidade a Cristo. Também foi assim com o Carlo Acutis, jovem venerável que também teve câncer e ofereceu o sacrifício de sua enfermidade pela vida do Papa Bento XVI.

No Brasil

Servo de Deus Guido Schaffer

Aqui em nosso país também não faltam os bons e santos exemplos. Podemos começar com o carioca, seminarista e surfista Guido Schaffer. Ele que era médico, colocava-se à serviço de tantos irmãos que não tinham condições, tratando-lhes o corpo e alma, levando-os a um encontro pessoal com o Cristo.

Mais do que a oração (da qual também no evento da ONU uma jovem brasileira disse que “não precisamos”), ele agiu em favor dos preferidos de Jesus: os pobres! Ele hoje é “Servo de Deus”, caminhando para uma possível beatificação.

Ronaldo Pereira, primeiro missionário da Comunidade Shalom a falecer

Também temos dois jovens exemplos, membros de Novas Comunidades brasileiras, que doaram sua juventude para que outros jovens tivessem vida e vida em abundância. Ambos foram protagonistas e iniciadores de suas comunidades: Ronaldo Pereira da Comunidade Shalom, que viveu a “violência de oração” para se conformar à vontade de Deus; e Ir. Nivaldo da Cruz, primeiro missionário da Comunidade Aliança de Misericórdia.

Morreram jovens, mas não sem deixarem suas marcas na humanidade. Por onde passaram, deixaram o bom odor de Cristo, em especial por suas experiências de amor.

Irmão Nivaldo da Cruz, primeiro missionário da Aliança de Misericórdia

De forma especial, o Ir. Nivaldo me comove. Foi ladrão e traficante, não tinha boa família e nem boa fama, mas ao conhecer Jesus, mudou totalmente de vida, morrendo porque foi atrás de um irmão de rua que havia fugido da casa de acolhida. O sonho do Nivaldo era o sonho de Deus, e vice-versa: ele queria ver todo mundo no céu, em comunhão com o Senhor, vivendo a vontade de Deus como plano de vida.

“Eu vou ao céu. E você, vem comigo?”. Greta, minha irmã. Sempre é tempo de voltar. Conheça Jesus, reconcilie-se com Ele e não vai ser qualquer um que vai conseguir roubar seus sonhos.

Deus nos abençoe!

Robson Landim
Filho de Deus, Celibatário pelo Reino dos Céus, líder da “Geração Eleita”, jornalista, pregador, músico. Servo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: