Estamos no tempo da quaresma, tempo propício pra nos encontrarmos com o Senhor. Passado vários domingos do tempo comum em que vimos o Cristo realizando tantos milagres e expulsando tantos demônios, é hora de nos encontrarmos com o Cristo que é Deus além dos grandes feitos.
Aqui fica um alerta: nem tudo é o que se parece! Não confunda esse deserto para o qual o Espírito nos leva, com aquele que nós nos enfiamos porque não queremos correr atrás do prejuízo. No caso do deserto proposta nessa quaresma, é o próprio Jesus quem nos espera, para um tempo de maior intimidade e configuração aos planos do Pai.
Além de fazer, Ele é!

Nesse tempo quaresmal somos convidados a irmos com o Senhor até o deserto, local onde não há nada: não há alimento, não há água, não há sombra fresca pra relaxar. E é justamente aí, onde não há nada, que podemos nos encontrar – despojados – com Aquele que é o nosso tudo.
No deserto precisamos nos despir daquilo que é efêmero, pra nos encontrarmos com o Eterno. É preciso passar por esse deserto solitário para nos encontrarmos definitivamente com a Vida que vence a morte numa Cruz.
Mas olha, não basta querer! Tem que TENTAR! É ir, se arriscar, lutar e mesmo sem sentir muitas vezes, acreditar que o Senhor também está lá. No deserto nos encontramos também com o Cristo despojado que venceu as tentações. E venceu porque é Deus. Não é? Não! Venceu sendo um HOMEM DA PALAVRA, de coração voltado ao PAI e confiante nAquele que tudo pode.
No deserto de nossas vidas, também vencemos o tentador e as angústias, ao mostrarmos que temos um Deus que vai além do pão, do poder e da riqueza.
Escola de Luta
O deserto é uma grande escola de luta. Ou luta ou perde. Quem ao menos se dispõe a batalhar, encontra-se com um Deus que também sofreu, mas que foi até o fim.
Sendo homem, Jesus nos ensina: é possível vencer o deserto e nele crescer, se você estiver com o coração e olhos fixos nAquele que te chama!
E outra coisa: não tema ir para o deserto! Como diz a passagem que ouvimos no primeiro domingo da quaresma: “Naquele tempo, o Espírito levou Jesus para o deserto” (cf. Mt 4, 1ss).
Se realmente esse deserto que você está passando é da vontade de Deus, deixe o Espírito Santo te levar, guiar e amar nesse deserto! Talvez você não O sentirá, mas Ele não te deixará, pode ter certeza.
Clipe
Pra nos ajudar nessa meditação, o cantor Joel Clasen lançou o clipe da canção “Fogo Cruzado”, pertencente ao seu CD “Essência”. Nele, Joel traz a realidade: vencer não é pra quem quer, mas pra TENTA E LUTA. Assim também é no deserto: a boa vontade não ajuda se você não tem disposição para lutar!
É pra quem tenta!
Além disso, Joel traz em seu clipe, testemunhos de filhos da Comunidade Betânia (fundada pelo querido Padre Léo), que venceram as drogas, a violência e tantas outras situações desérticas.
Vale a pena assistir: