Hoje é dia de São João Apóstolo e Evangelista, o amado!

Entre a imaturidade e a decisão

Poucos dias depois do Nascimento do Senhor, celebramos aquele que escreveu aquilo que rezamos no Ângelus e que é a verdade proclamada justamente na Missa do Dia do Natal: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1-18).

Ao olharmos para João, talvez o apóstolo mais novo, podemos encontrar imaturidade, é verdade, mas também uma determinada decisão em ser fiel ao Senhor até a morte (de Jesus e sua).

João em The Chosen

Na série The Chosen, vemos justamente isso: junto ao irmão Tiago Maior, vive momentos tensos, inclusive ganhando o apelido de “Filhos do Trovão”, pela impetuosidade de seus atos.

Mas também, no primeiro episódio da segunda temporada, vemos um João preocupado em contar aquilo que ele viveu junto a Jesus e seus amigos apóstolos. Numa conversa com Maria, ele cita o fato de ser amado por Jesus e Nossa Senhora diz algo interessante: “Ele amava a todos, você só tem mais necessidade de falar sobre isso”.

João e o coração de Jesus

São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós!

João não se esquecia do amor de Seu Mestre, Senhor e Amigo justamente por, como diz as Sagradas Escrituras, ter coragem de sempre voltar e repousar em Seu Coração Sagrado (cf. Jo 13,23).

João, apesar da imaturidade no começo da caminhada ao lado de Jesus, provou que maturidade não tem nada a ver com a idade. Ele permaneceu ao lado de Jesus em todos os momentos. Pode, como Pedro e Tiago, contemplar muitos milagres, mas foi o único a permanecer no caminho do calvário e aos pés da Cruz.

Foi a ele que Jesus confiou os cuidados de Maria, como nos conta o Evangelho. Ao Seu amigo, Jesus deu seu maior bem naquele momento: a Virgem Maria. E João a levou para casa.

São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós!

Ainda, pelo vigor da juventude, ao saber da ressurreição do Senhor, correu apressadamente até o túmulo. Mas no respeito à hierarquia, esperou e deixou que Pedro entrasse antes para constatar aquele grandioso milagre.

Peçamos, então, ao discípulo amado, a graça de também sempre nos lembrarmos que, ao repousarmos nosso coração no coração do Senhor, recebemos o amor direto da fonte.

São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: