Hoje é dia de São João Apóstolo e Evangelista, o amado!
Entre a imaturidade e a decisão
Poucos dias depois do Nascimento do Senhor, celebramos aquele que escreveu aquilo que rezamos no Ângelus e que é a verdade proclamada justamente na Missa do Dia do Natal: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1-18).
Ao olharmos para João, talvez o apóstolo mais novo, podemos encontrar imaturidade, é verdade, mas também uma determinada decisão em ser fiel ao Senhor até a morte (de Jesus e sua).
João em The Chosen
Na série The Chosen, vemos justamente isso: junto ao irmão Tiago Maior, vive momentos tensos, inclusive ganhando o apelido de “Filhos do Trovão”, pela impetuosidade de seus atos.
Mas também, no primeiro episódio da segunda temporada, vemos um João preocupado em contar aquilo que ele viveu junto a Jesus e seus amigos apóstolos. Numa conversa com Maria, ele cita o fato de ser amado por Jesus e Nossa Senhora diz algo interessante: “Ele amava a todos, você só tem mais necessidade de falar sobre isso”.
João e o coração de Jesus

João não se esquecia do amor de Seu Mestre, Senhor e Amigo justamente por, como diz as Sagradas Escrituras, ter coragem de sempre voltar e repousar em Seu Coração Sagrado (cf. Jo 13,23).
João, apesar da imaturidade no começo da caminhada ao lado de Jesus, provou que maturidade não tem nada a ver com a idade. Ele permaneceu ao lado de Jesus em todos os momentos. Pode, como Pedro e Tiago, contemplar muitos milagres, mas foi o único a permanecer no caminho do calvário e aos pés da Cruz.
Foi a ele que Jesus confiou os cuidados de Maria, como nos conta o Evangelho. Ao Seu amigo, Jesus deu seu maior bem naquele momento: a Virgem Maria. E João a levou para casa.
São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós!
Ainda, pelo vigor da juventude, ao saber da ressurreição do Senhor, correu apressadamente até o túmulo. Mas no respeito à hierarquia, esperou e deixou que Pedro entrasse antes para constatar aquele grandioso milagre.
Peçamos, então, ao discípulo amado, a graça de também sempre nos lembrarmos que, ao repousarmos nosso coração no coração do Senhor, recebemos o amor direto da fonte.
São João Apóstolo e Evangelista, rogai por nós!