Dia 28 de outubro é dia de um dos santos mais invocados pelos católicos do Brasil na hora da oração para pedir por algo tido como impossível: São Judas Tadeu.

Quem é São Judas Tadeu?

Na série The Chosen, assim como nas Sagradas Escrituras e até mesmo nas páginas dos livros, São Judas chega a passar desapercebido. Não encontramos frases suas, nem grandes feitos registrados.

Pelo contrário: encontramos muitas dúvidas em relação a ele, justamente por carregar o mesmo nome do traidor. Mas não confundam Judas Tadeu com Judas Iscariotes.

São Judas Tadeu, primo de Jesus

o santo das causas impossíveis
Judas Apóstolo – The Chosen

Judas Tadeu provavelmente era primo de Nosso Senhor Jesus, pois era filho, segundo a Tradição, de Maria de Cléofas, irmã da Santíssima Virgem Maria, aquela que estava aos pés da Cruz.

Também é atribuída a ele a autoria da Epístola de São Judas, do Novo Testamento, que conta com um capítulo e vinte e cinco versículos.

Nela encontramos a seguinte exortação: “Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutua­mente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Para com uns exercei a vossa misericórdia, repreendendo-os, e salvai-os, arrebatando-os do fogo. Dos demais tende compaixão, repassada de temor, detestando até a túnica manchada pela carne” (Judas 1, 20-22)

Mas foi já depois muito tempo que, através de aparições, Jesus deu a dois santos, a indicação de rezarem a São Judas para que este intervisse em causas impossíveis.

O santo das causas impossíveis

O primeiro santo foi São Bernardo de Claraval, Doutor e Místico da Igreja. Jesus lhe apareceu diversas vezes e numa delas lhe pediu para ‘aceitar São Judas como santo padroeiro do impossível’. São Bernardo, então, aceitou e tornou-se grande devoto do santo apóstolo do Senhor, pedindo, inclusive, que ao morrer, fosse enterrado com a relíquia do santo.

Depois, também numa aparição, Jesus deu à Santa Brígida, Monja e Mística do século XIV, a conhecer o ‘poder intercessor’ de São Judas, dizendo: “De acordo com seu sobrenome, Tadeu, [que significa] amável ou amoroso, se mostrará mais disposto a ajudar”. E depois ainda pediu que a santa lhe construísse um altar, dizendo: “O quinto altar deve ser para Tadeu, que com a pureza do seu coração sem dúvidas vencerá o diabo”.

Bom, se o próprio Jesus indicou a devoção a esse apóstolo amoroso, quem somos nós para não o ouvirmos? Tem um ‘impossível’? Pede a São Judas e ele levará a Nosso Senhor, intercedendo por nós!

Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu - o santo das causas impossíveis

Santíssimo Apóstolo, São Judas, fiel servidor e amigo de Jesus,
A Igreja te honra e invoca por todo o mundo,
Como o patrono dos casos difíceis e das coisas quase sem remédio.
Roga por mim, que estou tão desolado e sozinho.

Intercede a Deus por mim para trazer auxílio visível e rápido
Onde o socorro está quase desesperado.

Vem ajudar-me nesta grande necessidade, para que possa receber
O consolo e o auxílio do Céu em todas as minhas necessidades,
Tribulações e sofrimentos, em particular
(Faça seu pedido aqui)
E que possa louvar a Deus contigo e com todos os santos para sempre.

Prometo, Oh bendito São Judas,
Estar sempre atento a este grande favor que Deus me concedeu
E honrar-te sempre como meu Patrono especial e poderoso,
E espalhar encarecidamente a tua devoção.
Amém.

São Judas Tadeu, rogai por nós!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: