Várias são as respostas que encontramos para essa pergunta. Na maioria dos portais de formação e curiosidades, encontramos o dia 6 de janeiro (dia de Reis) como a data “oficial” de desmonte do presépio, da árvore, das guirlandas e de toda a decoração natalina.

Mas vale lembrar que as datas relacionadas ao desenrolar do Natal de Jesus e do “Tempo do Natal” acabam sendo “móveis”, em especial no Brasil, onde a CNBB tem autorização da Santa Sé para passar grandes solenidades para o domingo anterior ou posterior da data real e facilitar a participação dos fiéis.

Um exemplo: na maior parte do mundo, a Solenidade da Epifania do Senhor será celebrada no próximo dia 6 de janeiro, mas aqui no Brasil já celebramos no último domingo, dia 2/1.

Se fosse assim, deveríamos ter desmontado as decorações no domingo passado, o que não faz sentido, visto que os Reis Magos acabaram de aparecer na história.

O mais condizente é retirar toda a decoração de Natal no dia em que se encerra o “Tempo do Natal”, liturgicamente falando, e isso se dará no próximo domingo, 9 de janeiro, na Festa do Batismo do Senhor.

Ufa. Parece confuso, né?

A questão é que no Brasil não celebramos a Epifania no dia “correto” por conta da transferência de data e o Batismo de Jesus é uma festa móvel.

Então, a dica é: fica ligado na Festa do Batismo do Senhor. Nesse dia se encerra esse tempo especial do Natal e aí você pode guardar tudo para usar no fim de ano novamente.

Espero ter ajudado. Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: