Várias são as respostas que encontramos para essa pergunta. Na maioria dos portais de formação e curiosidades, encontramos o dia 6 de janeiro (dia de Reis) como a data “oficial” de desmonte do presépio, da árvore, das guirlandas e de toda a decoração natalina.
Mas vale lembrar que as datas relacionadas ao desenrolar do Natal de Jesus e do “Tempo do Natal” acabam sendo “móveis”, em especial no Brasil, onde a CNBB tem autorização da Santa Sé para passar grandes solenidades para o domingo anterior ou posterior da data real e facilitar a participação dos fiéis.
Um exemplo: na maior parte do mundo, a Solenidade da Epifania do Senhor será celebrada no próximo dia 6 de janeiro, mas aqui no Brasil já celebramos no último domingo, dia 2/1.

Se fosse assim, deveríamos ter desmontado as decorações no domingo passado, o que não faz sentido, visto que os Reis Magos acabaram de aparecer na história.
O mais condizente é retirar toda a decoração de Natal no dia em que se encerra o “Tempo do Natal”, liturgicamente falando, e isso se dará no próximo domingo, 9 de janeiro, na Festa do Batismo do Senhor.
Ufa. Parece confuso, né?
A questão é que no Brasil não celebramos a Epifania no dia “correto” por conta da transferência de data e o Batismo de Jesus é uma festa móvel.
Então, a dica é: fica ligado na Festa do Batismo do Senhor. Nesse dia se encerra esse tempo especial do Natal e aí você pode guardar tudo para usar no fim de ano novamente.
Espero ter ajudado. Deus abençoe!