Dia 28 de outubro é dia de um dos santos mais invocados pelos católicos do Brasil na hora da oração para pedir por algo tido como impossível: São Judas Tadeu.
Quem é São Judas Tadeu?
Na série The Chosen, assim como nas Sagradas Escrituras e até mesmo nas páginas dos livros, São Judas chega a passar desapercebido. Não encontramos frases suas, nem grandes feitos registrados.
Pelo contrário: encontramos muitas dúvidas em relação a ele, justamente por carregar o mesmo nome do traidor. Mas não confundam Judas Tadeu com Judas Iscariotes.
São Judas Tadeu, primo de Jesus

Judas Tadeu provavelmente era primo de Nosso Senhor Jesus, pois era filho, segundo a Tradição, de Maria de Cléofas, irmã da Santíssima Virgem Maria, aquela que estava aos pés da Cruz.
Também é atribuída a ele a autoria da Epístola de São Judas, do Novo Testamento, que conta com um capítulo e vinte e cinco versículos.
Nela encontramos a seguinte exortação: “Mas vós, caríssimos, edificai-vos mutuamente sobre o fundamento da vossa santíssima fé. Orai no Espírito Santo. Conservai-vos no amor de Deus, aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. Para com uns exercei a vossa misericórdia, repreendendo-os, e salvai-os, arrebatando-os do fogo. Dos demais tende compaixão, repassada de temor, detestando até a túnica manchada pela carne” (Judas 1, 20-22)
Mas foi já depois muito tempo que, através de aparições, Jesus deu a dois santos, a indicação de rezarem a São Judas para que este intervisse em causas impossíveis.
O santo das causas impossíveis
O primeiro santo foi São Bernardo de Claraval, Doutor e Místico da Igreja. Jesus lhe apareceu diversas vezes e numa delas lhe pediu para ‘aceitar São Judas como santo padroeiro do impossível’. São Bernardo, então, aceitou e tornou-se grande devoto do santo apóstolo do Senhor, pedindo, inclusive, que ao morrer, fosse enterrado com a relíquia do santo.
Depois, também numa aparição, Jesus deu à Santa Brígida, Monja e Mística do século XIV, a conhecer o ‘poder intercessor’ de São Judas, dizendo: “De acordo com seu sobrenome, Tadeu, [que significa] amável ou amoroso, se mostrará mais disposto a ajudar”. E depois ainda pediu que a santa lhe construísse um altar, dizendo: “O quinto altar deve ser para Tadeu, que com a pureza do seu coração sem dúvidas vencerá o diabo”.
Bom, se o próprio Jesus indicou a devoção a esse apóstolo amoroso, quem somos nós para não o ouvirmos? Tem um ‘impossível’? Pede a São Judas e ele levará a Nosso Senhor, intercedendo por nós!
Oração a São Judas Tadeu

Santíssimo Apóstolo, São Judas, fiel servidor e amigo de Jesus,
A Igreja te honra e invoca por todo o mundo,
Como o patrono dos casos difíceis e das coisas quase sem remédio.
Roga por mim, que estou tão desolado e sozinho.
Intercede a Deus por mim para trazer auxílio visível e rápido
Onde o socorro está quase desesperado.
Vem ajudar-me nesta grande necessidade, para que possa receber
O consolo e o auxílio do Céu em todas as minhas necessidades,
Tribulações e sofrimentos, em particular
(Faça seu pedido aqui)
E que possa louvar a Deus contigo e com todos os santos para sempre.
Prometo, Oh bendito São Judas,
Estar sempre atento a este grande favor que Deus me concedeu
E honrar-te sempre como meu Patrono especial e poderoso,
E espalhar encarecidamente a tua devoção.
Amém.
São Judas Tadeu, rogai por nós!


Deixe um comentário