Apesar de ter nascido em uma família rica, Carlo Acutis sempre teve o coração simples e voltado aos mais pobres, a quem fazia questão de olhar, ajudar e amar. Desde pequeno, sua sensibilidade para as coisas de Deus e para as dores dos outros impressionava todos ao seu redor. Era comum vê-lo partilhar suas economias com quem tinha menos e dedicar tempo e atenção a quem vivia à margem.

O amor que brotava da Eucaristia
Mais do que o famoso “santo da internet”, Carlo nos revela um caminho de santidade que é, ao mesmo tempo, profundo e acessível. Seu grande segredo era o amor à Eucaristia, que ele chamava de “minha estrada para o céu”. Desde muito novo, Carlo participava da Missa diariamente, fazia adoração ao Santíssimo Sacramento e nutria uma devoção filial à Santíssima Virgem Maria, a quem confiava seus sonhos, dores e alegrias.
Um missionário digital antes de seu tempo
Carlo viveu entre 1991 e 2006, e soube usar a tecnologia como ferramenta de evangelização. Construiu um site com uma exposição virtual sobre os milagres eucarísticos no mundo inteiro, que já foi traduzida em dezenas de idiomas e percorreu os cinco continentes. Sua intenção era simples e poderosa: reacender no coração das pessoas a fé no mistério da presença real de Jesus na Eucaristia.
Santidade jovem, concreta e alegre
Sua fé era prática. Ele rezava o Rosário todos os dias, confessava-se semanalmente e jejuava pelas intenções da Igreja. Praticava a caridade com alegria, sabia rir de si mesmo e enfrentava com coragem a leucemia fulminante que o levou à morte aos 15 anos. Suportou o sofrimento oferecendo-o por amor ao Papa e à Igreja.
A conversão de sua mãe, Antonia Salzano, foi seu primeiro “milagre”. Ela mesma admite que, antes de Carlo, sua vivência cristã era distante e apenas tradicional. A fé viva do filho a tocou profundamente. Hoje, ela mesma é evangelizadora e difunde o testemunho do filho por todo o mundo.
Um “santo da porta ao lado”
Como disse o Papa Francisco, Carlo é um verdadeiro “santo da porta ao lado”, alguém que viveu o extraordinário de Deus no ordinário da vida. Amava jogar videogame, sair com os amigos, brincar com seus cachorros. E, ao mesmo tempo, nunca perdia de vista o essencial: o céu.
Em 2020, Carlo foi beatificado em Assis — a cidade de São Francisco —, onde está sepultado. Seu corpo, em bom estado de preservação, repousa em um relicário com aparência de quem dorme serenamente, vestido com jeans e tênis, exatamente como viveu.
Um modelo para a nova geração
Louvamos a Deus por tamanho dom que é a vida e a santidade do Beato Carlo Acutis para toda a Igreja, especialmente para a juventude que busca sentido em meio a um mundo tão cheio de distrações. Carlo nos mostra que é possível ser santo hoje, com celular na mão, computador ligado e vida social ativa — desde que tudo isso esteja em ordem com o coração de Deus.
E agora, como toda a Igreja, esperamos ansiosamente pelo dia de sua canonização. Que Carlo rogue pelo futuro da Igreja, especialmente pelos jovens que querem ser luz neste mundo!
Beato Carlo Acutis, rogai por nós! 🙏


Deixe um comentário