Beata Lindalva Justo, mártir da castidade e apóstola da caridade

Beata Lindalva Justo, mártir da castidade e apóstola da caridade

Celebrar a Santidade Brasileira é recordar a vocação do Brasil. De forma especial, ao contemplarmos quatro mulheres beatificadas nos últimos anos, encontramos:

  • Um profundo amor a Deus;
  • A consagração da virgindade;
  • A pureza de coração;
  • A luta pela castidade.

Hoje, em particular, recordamos a Beata Lindalva Justo, religiosa que, ao servir idosos em situação de grande vulnerabilidade social, foi martirizada.

Beata Lindalva Justo

Dedicando-se a Deus nos pobres, na Bahia, ela realizava sua missão com amor, dedicação e alegria. Foi nesse local de entrega e serviço que também testemunhou sua fidelidade a Deus e à sua consagração.

Um homem chamado Augusto começou a frequentar o abrigo, embora não fosse idoso, para receber alimentação. Rapidamente, ele se “apaixonou” pela religiosa. Irmã Lindalva, porém, deixava claro que não poderia corresponder, pois sua vida era inteiramente dedicada a Jesus. Ainda assim, Augusto ignorava suas palavras e continuava com suas investidas.

Muitos sugeriram que ela deixasse o abrigo para sua segurança, mas Irmã Lindalva respondeu com firmeza: “Prefiro que meu sangue se derrame a abandonar este lugar.”

Infelizmente, essa rejeição só aumentou a obsessão do homem. Na Sexta-feira Santa de 1993, após a Via-Sacra, enquanto se preparava para servir o café aos idosos, Irmã Lindalva foi surpreendida por Augusto e, ali, entregou sua vida, imitando seu Senhor na paixão.

A freira foi beatificada em 2 de dezembro de 2007, na Bahia.

Oração pela canonização

Pai Santo, o vosso amor seduziu o coração de Irmã Lindalva que se deixou guiar pelo dever de cuidar do seu pai e, em seguida, pela obediência da fé, escolher a Vida Consagrada. No Carisma Vicentino, dedicação plena aos mais abandonados, sua vida ganhou, também na Sexta-feira Santa, a coroa do martírio. Seu hábito azul de Filha da Caridade, tingido de Sangue, tornou-se Linda Alva no Sangue do Cordeiro. Concedei-nos, vos pedimos, a graça de sua beatificação afim de que ela, na Igreja, inspire a oferta de muitos e seja a testemunha perene da límpida aurora da Páscoa de Jesus, o Filho Amado, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Beata Lindalva Justo, rogai por nós!

Deixe um comentário