Papa anuncia canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati

Papa anuncia canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati

O feriado do dia 20 de novembro foi mais feliz para milhares de devotos brasileiros, principalmente os jovens.

De surpresa, o Papa Francisco anunciou hoje, ao final da Audiência Geral, as datas das canonizações dos beatos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati.

Datas das canonizações

Diferente do que muita gente imaginava, a canonização do Beato Carlo Acutis, que já havia sido aprovada em julho desse ano, não acontecerá no Jubileu dos Jovens, mas sim, durante o Jubileu das Crianças e Adolescentes que acontecerá de 25 a 27 de abril de 2025 em Roma.

Já o italiano Beato Pier Giorgio Frassati, apresentado por São João Paulo II que era seu devoto, como “o homem das bem-aventuranças”, será canonizado no Jubileu dos Jovens que acontecerá de 28 de julho a 3 de agosto de 2025 em Roma.

Leia mais: Meu amigo Frassati

Os papas sobre Frassati e Acutis

A canonização inscreverá os dois no “livro dos santos”, o que fará com eles deixem de ter celebração e devoção local (por mais que a devoção ao Carlo seja muito forte no Brasil) para se tornarem santos para a Igreja do mundo todo.

Eu vejo nisso, de forma especial, um convite aos adolescentes e jovens para olharem para a vida dos dois que, inclusive, têm muito em comum, e se inspirarem para também seguirem a Cristo. É como que a Igreja colocando mais placas/setas no caminho para dizer: é possível!

Inclusive, foi o que São João Paulo II disse sobre Pier Giorgio:

“Frassati testemunha que a santidade é possível para todos e que somente a revolução da caridade pode acender a esperança de um futuro melhor no coração dos homens”

Já o Papa Francisco, disse sobre Carlo Acutis, um dia depois de sua beatificação:

“Carlo não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos”

Exemplos para os adolescentes e jovens

Ao olharmos para a vida do Beato Pier Giorgio Frassati, do qual celebraremos em 2025 os 100 anos de sua Páscoa (morte) e a vida do Beato Carlo Acutis, que é muito mais recente, tendo nascido em 1991 (mesmo ano que esse que vos escreve), podemos contemplar vários pontos iguais:

  • O amor à Eucaristia e a vida sacramental
  • O amor à Virgem Maria
  • O amor e o serviço aos pobres
  • O amor à família e aos amigos
  • A simplicidade
  • Uma santidade sem alardes
  • A humildade

Claro, isso de maneira muito genérica. Mas se nos aprofundarmos em suas histórias, perceberemos que foram pessoas simples que, no ordinário da vida, viveram o extraordinário de Deus.

Acho muito bonito, por exemplo, quando contam o episódio do funeral do Beato Pier Giorgio Frassati. Sua família, principalmente seu pai, não tinha a mínima noção da vida santa e apostólica de seu filho, o que o deixou espantado com as centenas de pessoas que foram prestar uma última homenagem, sendo esses os pobres material e espiritualmente que Frassati ajudava todos os dias.

O mesmo ocorreu com Carlo Acutis décadas depois! Aqueles meninos simples, que viveram a santidade no escondimento, morreram num odor de céu e logo foram aclamados pelos seus compatriotas e depois pelo mundo todo.

Sendo assim, irmãos, olhemos para Pier Giorgio e Carlo Acutis como espelhos que refletem a Cristo e nos apontam o céu!

Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, rogai por nós!

Deixe um comentário