Domingos Sávio, o pequeno gigante salesiano

Domingos Sávio, o pequeno gigante salesiano

Hoje, 6 de maio, é dia de São Domingos Sávio, um dos mais belos frutos da santidade de Dom Bosco e do seu oratório em Turim, na Itália.

Pelos corredores de Valdocco

Na visita que fiz em agosto do ano passado a Valdocco, em Turim, fiquei imaginando Domingos Sávio pelos corredores daquela que tinha sido a grande obra de Dom Bosco.

No oratório de Valdocco Domingos Sávio foi formado para a santidade através do exemplo de seu pai espiritual Dom Bosco, a quem deu liberdade para guiá-lo conforme o coração do Pai do Céu.

Ali, Domingos ensinava aos que chegavam para participar do oratório: “Sabiam que nós aqui fazemos consistir a santidade no estar muito alegre”. Além disso, recordava com muita inocência e firmeza que naquele local deveriam “evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração”.

A Companhia da Imaculada

Em 1856, o pequeno discípulo de Dom Bosco fundou a Companhia da Imaculada, um grupo secreto para realizar boas ações espirituais e corporais.

E foi o próprio Domingos Sávio, com a aprovação do santo sacerdote, que escreveu a regra daquele belíssimo grupo formado por jovens meninos.

As regras eram:

  • Respeitar as regras da casa;
  • Ocupar o tempo de maneira útil;
  • Ajudar uns aos outros a vencerem seus defeitos, mas com caridade;
  • Receber a Santa Comunhão com frequência;
  • Recitar diariamente o terço;
  • Mostra-se satisfeito com a comida que tinham.

Dom Bosco disse sobre Domingos Sávio

Dom Bosco, que tornou-se um grande mestre da vida espiritual para Domingos Sávio, escreveu depois aos outros meninos do Oratório: “Se Domingos, com tão pouca idade, pôde santificar-se, por que não poderei também eu?”.

Esse questionamento vai além de uma simples exortação. Dom Bosco conviveu com Domingos Sávio e, por isso, sabia que sua santidade era real e palpável. Com tão pouca idade, Domingos já almejava o céu e rejeitava qualquer coisa que ferisse o coração de Jesus. Ele, como diz sua famosa frase, fazia da vida em Deus seu programa de vida e, por isso, bradava: “Antes morrer do que pecar!”.

A Capela de Domingos Sávio em Turim

Em agosto de 2023, após a Jornada Mundial da Juventude, tive a grande alegria de realizar um sonho: visitar Valdocco, em Turim, local onde Dom Bosco viveu e consumiu sua vida.

Mas além dele, Domingos Sávio também viveu ali e ali aprendeu o seguimento de Cristo do jeitão de Dom Bosco, escolhendo lutar pela santidade e pelas almas.

Sendo assim, depois de sua canonização, em 1957, a urna com seus restos mortais ganharam uma capela na Basílica de Maria Auxiliadora. Nada mais justo, né? Lá é possível ver, além da urna, uma belíssima pintura, uma imagem do pequeno gigante e muitos “ex-votos”, que são “pagamentos de promessas” feitas por mulheres que desejavam engravidar e conseguiram.

Veja algumas fotos:

São João Paulo II sobre Domingos Sávio

Sobre o santo, disse São João Paulo II: “Como São Domingos Sávio, que todos sejam missionários do bom exemplo, da boa palavra, da boa ação em família, com os vizinhos e com os colegas de trabalho! Com efeito, em todas as idades pode-se e deve-se dar o testemunho de Cristo! O compromisso do testemunho cristão é permanente e quotidiano!” 

São Domingos Sávio, pequeno gigante, rogai por nós e, especialmente, por todas as crianças, para que já, com tão pouca idade, façam uma profunda experiência de Cristo. Amém.

Deixe um comentário