No dia 1º de setembro, celebramos a memória litúrgica da Beata Isabel Cristina, mártir brasileira da castidade.
Mártir da Castidade
O Brasil, tão conhecido, infelizmente, pela promiscuidade de sua música e de muitos artistas, além do carnaval, é também um país de mulheres que preferiram perder a vida ao entregar seus corpos para seus algozes.
Assim foi com a Beata Isabel Cristina que, amando a Deus e guardando a castidade, foi brutalmente martirizada.
História da Beata Isabel Cristina

A beata nasceu em Barbacena, Minas Gerais em 29 de julho de 1962, filha de José Mendes Campos e Helena Mrad Campos.
Em 1982, Isabel mudou-se para Juiz de Fora, também em Minas Gerais, com o desejo de se preparar para o vestibular de Medicina, pois queria seguir a carreira como pediatra.
No dia 1º de setembro de 1982, estando em casa, foi brutalmente martirizada pelo montador de móveis que tinha contratado, levando 15 facadas.
Sofreu o martírio por ódio à fé ao defender a sua dignidade de filha de Deus e sua castidade. Lutou até o fim para que seu corpo não fosse violado.
Beatificação
O processo de beatificação de Isabel Cristina Mrad Campos teve início em 26 de janeiro de 2001. A fase diocesana foi concluída em 1º de setembro de 2009, quando seus restos mortais foram trasladados para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade.
Em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina, o que abriu as portas para a sua beatificação que aconteceu dia 10 de dezembro de 2022, presidida pelo Card. Dom Raymundo Damasceno Assis.
Simbologia da imagem da Beata

Segundo o Monsenhor Danival Milagres Coelho, vigário geral da Arquidiocese de Mariana/MG, a imagem oficial da Beata Isabel Cristina traz alguns elementos importantes sobre sua vida:
As 15 rosas que recordam Barbacena, considerada a “cidade das rosas” e as 15 facadas que Isabel recebeu; o Lírio, símbolo da pureza e da castidade; a Palma, símbolo do martírio e o Anel de terço, lembrando sua devoção à Santíssima Virgem Maria.
Oração à Beata Isabel Cristina
Deus seja louvado na pessoa da Bem-aventurada Isabel Cristina, virgem e mártir, pelo modo como viveu toda sua vida, segundo os conselhos evangélicos, e pelo modo como enfrentou a morte, vítima da violência por ódio à fé, defendendo a sua dignidade e o valor da castidade. E se for para a maior glória do vosso nome, concedei-me a graça de que necessito (faça-se o pedido) pela intercessão da Beata Isabel Cristina e vista da sua canonização. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso; três Ave-marias e o Glória.
Beata Isabel Cristina, rogai por nós!


Deixe um comentário