No dia 8 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, um dia de grande alegria, pois faz memória ao nascimento da Santíssima Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe.

São Pedro Damião foi um monge beneditino italiano nascido em 1007 e falecido em 1072. Ele também foi proclamado como Doutor da Igreja e é tido como grande precursor de São Francisco de Assis.

Ele tem um bonito texto/sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora, do qual trazemos alguns trechos.

Sermão sobre a Natividade

“Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa bela, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo.

Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia, a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos (…).

Às trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus, representadas pelo templo de Salomão, sucede o dia luminoso no templo de Maria. É justo, portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos celebrá-la dignamente?

Podemos narrar as façanhas heroicas de um mártir ou as virtudes de um santo, porque são humanas. Mas como poderá a palavra mortal, passageira e transitória exaltar Aquela que deu à luz a Palavra que fica? Como dizer que o Criador nasce da criatura?”.

Para quê Maria nasceu?

O Pe. Antônio Vieira (Séc. XVII), conhecido por sua atuação evangelizadora no Brasil, num sermão no dia da Natividade de Nossa Senhora, respondeu de forma belíssima o seguinte questionamento: para quê Maria nasceu? Veja só:

Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? (…) Vede para que nasceu: nasceu para que dela nascesse Deus! (…)

Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina: dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para ser Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para ser Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para ser Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para ser Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para ser Senhora da Luz; os discordes, para ser Senhora da Paz; os desencaminhados, para ser Senhora da Guia; os cativos, para ser Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus”.

Oração para ter paz

Dai, Senhor, aos vossos servos, o dom da graça celeste e fazei que a festa da Natividade da Virgem Santa Maria, cuja maternidade divina foi o princípio da nossa salvação, aumente em nós a paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: