Esse até pode parecer um tema antiquado, fora de moda ou fora de uso, mas o “Guardar Domingos e Festas” nunca foi revogado.

É mandamento da Igreja e da Lei de Deus, guardar o domingo e as grandes festas (que listaremos abaixo).

Quais são, então, os Dias Santos de Guarda em 2022?

Além de todos os domingos, são Dias Santos:

1/1 – Santa Maria, Mãe de Deus
2/1 – Epifania do Senhor
29/5 – Ascensão do Senhor
16/6 – Corpus Christi
3/7 – São Pedro e São Paulo
21/8 – Assunção de Nossa Senhora
6/11 – Todos os santos
8/12 – Imaculada Conceição de Maria
25/12 – Natal de Nosso Senhor

Datas transferidas

Dentre as datas, não estão listadas as solenidades que já caem num domingo, pois essas já são de participação obrigatória. Algumas outras datas parecem estranhas, mas é que no Brasil, com a autorização da Santa Sé, a CNBB transferiu algumas festas que cairiam no meio da semana, para o domingo (anterior ou posterior), para a maior participação dos fiéis.

Os Dias Santos no CIC

Catecismo da Igreja Católica 2180/2181:

2180 – O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor: “Nos domingos e nos outros dias de festa de preceito aos fiéis têm a obrigação de participar da missa”. “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior”. Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave [também chamado pecado mortal, e devem procurar a confissão].

2181A eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou dispensados pelo próprio pastor.

Claro, vale lembrar: não devemos participar apenas por conta da regra ou por medo do pecado grave e do inferno. A Eucaristia é alimento para o corpo e para a alma. É o próprio Deus que se dá a nós. Devemos ir e participar por AMOR a Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: